terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Personalizando a área de administração do WordPress

Área de login do WordPress

Personalizar a área de administração é um ponto a mais para deixar o WordPress com a sua cara. Temas podem ser criados para personalizar até mesmo a área de login.

Temas para a área de administração podem ser criados para melhorar o branding de seus sites. Apesar de ser um pouco mais difícil de criar temas para a área de administração, isso não é impossível. E, quando falo de temas, me refiro a temas do WordPress que podem ser ativados e desativados, e não hacks no core do WordPress que, diferente dos temas, se perdem em atualizações do sistema.

Para personalizar a área de login, é possível usar um filtro para adicionar uma folha de estilos CSS. Os filtros vão no arquivo functions.php, do seu tema.

function admin_css() {
   wp_enqueue_style( 'admin_css', get_template_directory_uri() . '/css/admin.css' );
}
add_action('login_head', 'admin_css');

No código acima, inserido em functions.php, é usado um filtro para adicionar o CSS para a área de login. Da mesma forma, é possível adicionar JavaScript.

Não é possível mudar a estrutura HTML das áreas de administração (a menos que feito por JavaScript), sendo necessário criar códigos CSS com base na estrutura atual.

No exemplo CSS a seguir, é mudado o logotipo do WordPress na área de login:

#login h1 a {
  background-image: url("../images/custom_logo.jpg") !important;
}

Para personalizar a área do painel e demais áreas de administração, usa-se o seguinte filtro (lembrando de criar a função do filtro):

add_action('admin_print_styles', 'admin_css' );

Com isso é possível mudar toda a parte visual da área de administração, incluindo esquema de cores.

0 comentários:

Postar um comentário